tag:blogger.com,1999:blog-4608249359790166538.post7332852233876648836..comments2009-09-01T07:59:37.418-07:00Comments on CONVERSA DE AMIGO: Link música Estudo Errado - Gabriel o PensadorRoberval, Lais, Cláudia, Juliana,Jorge e Carlos - Estudantes de Pedagogiahttp://www.blogger.com/profile/04896769663637366665noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4608249359790166538.post-67776846543186303002009-06-30T05:30:34.883-07:002009-06-30T05:30:34.883-07:00A letra da música diz tudo o que um educador críti...A letra da música diz tudo o que um educador crítico gostaria de dizer, ou seja a música já diz muito sobre avaliação, este sistema que nos acompanha dessde muito tempo, porém é tempo de mudanças, pensar e criar uma forma diferente de avaliar é apenas um dos nossos desafios como educadore.<br /><br />JulianaRoberval, Lais, Cláudia, Juliana,Jorge e Carlos - Estudantes de Pedagogiahttps://www.blogger.com/profile/04896769663637366665noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4608249359790166538.post-61440703354949654862009-06-15T15:43:10.162-07:002009-06-15T15:43:10.162-07:00ANÁLISE DA MÚSICA DE GABRIEL PENSADOR
Um desabafo ...ANÁLISE DA MÚSICA DE GABRIEL PENSADOR<br />Um desabafo sobre o aprender e o ensinar <br /> <br /><br /><br />A música tem a finalidade de ressaltar a situação educacional do nosso país, e mesmo tendo sido escrita em 1995, ela reflete a atualidade, levando-nos à reflexão acerca do método tradicional de ensino (Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?), no qual o aluno aceita as informações repassadas, acomodando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola, ou seja, o aluno tem o papel de memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los. Percebe-se, portanto, que não há preocupação com a aprendizagem significativa, prevalecendo as aulas expositivas, descontextualizadas, repassadas de forma fragmentada, pautadas nos livros didáticos, tornando-se inúteis, pouco interessantes e <br />sem significado para os alunos.<br />A situação torna-se ainda mais crítica quando a avaliação da aprendizagem não é processual, ou seja, não existe o acompanhamento do aluno durante todas as atividades desenvolvidas na escola e os resultados são obtidos através das provas, ou seja, existe a preocupação por parte dos professores e pais em relação às notas das crianças, desconsiderando outros fatores que implicariam significativamente neste processo.<br />Dessa forma, os alunos são levados à decoreba dos conteúdos para conseguirem uma nota boa na escola e uma recompensa em casa,( Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!" Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi <br />Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde <br />Ou quem sabe aumentar minha mesada) embora esqueçam depois de algum tempo tudo o que estudaram, tendo em vista que a aprendizagem de fato não ocorreu(Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci /Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi /Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci /Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi /Decoreba: esse é o método de ensino <br />Mas, será que a crise no sistema educacional se deve unicamente à escola e seus professores? Certamente, que não! Seríamos injustos com ambos se afirmássemos o contrário. Pois a educação não visa somente o cognitivo, mas também as outras dimensões do ser humano. Desse modo, é preciso que escola, família, sociedade unam-se em prol de objetivos únicos para o engrandecimento de maneira eficaz e significativo na vida do educando.<br />Tal pressuposto parte da defesa de uma prática pedagógica que amplie o ato de ensinar para o aprender relevante feito ao caminhar, oportunizando vez e voz ao aprendiz(Encarem as crianças com mais seriedade. Pois na escola é onde formamos nossa personalidade / Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância a exploração e a indiferença são sócios ). <br /> Percebemos nas entrelinhas uma explosão de testosterona desprendida por um adolescente super preocupado com o futuro, porém sem abrir mão do momento presente.Vivemos numa sociedade permeada de direitos indissociáveis dos deveres, daí cabe-nos enquanto formadores de opiniões estimularmos a criticidade desses jovens. Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater. Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever.Roberval, Lais, Cláudia, Juliana,Jorge e Carlos - Estudantes de Pedagogiahttps://www.blogger.com/profile/04896769663637366665noreply@blogger.com