terça-feira, 30 de junho de 2009

AS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS QUE IDENTIFICAMOS NA iNTERNET, WEBQUEST E BLOG.?



A internet infelizmente, na maioria das vezes é utilizada somente como pesquisa onde o aluno só utilizar para "copiar e colar", mas essa visão deve ser desmistificada, a revolução da tecnologia digital, que possibilitou ao homem desse final de século o acesso ao mundo infinito das informações, tem provocado não só mudanças técnicas, mas, fundamentalmente, mudanças sociais e comportamentais. A chamada “vida digital”, feita de interações de todo tipo, em tempo real sem limites e sem fronteiras, de liberdade, de escolha e expressão, invadem o nosso cotidiano e traduzem-se em mudanças irreversíveis nos nossos comportamentos. Esses instrumentos são também de acesso fácil e uso ampliado por todas as idades: jovens, adultos e crianças, o ciberespaço oferece oportunidades que acabam com obstáculos como tempo e espaço e através do acesso e do domínio das novas tecnologias são desenvolvidas novas competências fundamentais como:
o senso crítico;
o pensamento hipotético e dedutivo;
as faculdades de observação e de pesquisa;
o julgamento; a capacidade de memorizar e classificar;
a leitura e a análise de textos e de imagens; a imaginação; a representação em redes e os procedimentos e estratégias de comunicação.
A Educação, influenciada pela globalização, avança no desenvolvimento dos indivíduos. As novas tecnologias, como a Internet, forçam a adaptação ao meio e ao ambiente social e o professor deve se torna um elo de conhecimento dessas tecnologias inovadoras, transformando o processo de aprendizagem inserido-as como uma forma de interação, comunicação e informação não só entre escolas, mas na mesma escola entres os alunos e os professores. Os recursos tecnológicos usados na Educação devem caminhar buscando um objetivo único: a otimização do processo de ensino e aprendizagem. O uso das tecnologias digitais possibilita a transformação dos velhos paradigmas de educação, propiciando atividades pedagógicas inovadoras. O computador tem que ser visto como uma ferramenta de ensino e deve ser o facilitador da aprendizagem, buscando fascinar o aluno para as novas descobertas.

Por Cláudia

Um comentário:

  1. AS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS QUE IDENTIFICAMOS NA iNTERNET, WEBQUEST E BLOG.?

    As pespectivas educativas que identificamos na Internet, Webquest e blogs, perpassam por uma aprendizagem significativa que ajuda no desenvolvimento da inteligência coletiva, dada a sua característica, pois aproveita a imensa riqueza de informações que evolui diariamente dando forma a um raciocinio concreto cujo o traço se dá mediante interação na webquest. Essas são as ações que a constituem: Introdução
    Tarefa
    Processo
    Fontes de informação
    Avaliação
    Conclusão
    Créditos
    Conforme Dodge assim define-se webquest "como uma atividade investigativa, em que alguma ou toda informação com que os alunos interagem, provém da internet" que em sistema de informação global logicamente ligado por um endereço único global baseado na (IP)internet protocolo ou suas subsequentes extensões.
    Com base nas informações acima mencionadas, posterior pesquisa e como meio utilizado fora a própria internet, tal qual um processo methalinguistico. Vislumbramos uma constante retroalimentação ao passo que nos bloggers quando postarmos mensagens, enviamos textos, coletamos informações estamos sustentando as redes.
    Enfim concluimos que essa é uma fonte inesgotavél de possibilidades educativas cabendo a quem interessar possa, filtrar o que lhe é pertinente, inclusive podendo manifestar replíca àqueles postulados, tratados, comentários e opniões contrárias às suas.

    Roberval Barreto

    29 de Junho de 2009 18:52

    ResponderExcluir