terça-feira, 9 de junho de 2009

Mapa conceitual, fique ligado!

Acredito que o mapa conceitual pesquisado pela colega apresenta de forma bastante clara as principais características desta ferramenta tão importante para professores e alunos, outro ponto forte da pesquisa é a fonte, pois se tratando de um site de uma Universidade Federal (UFRGS), podemos dizer que o nível de confiabilidade é alto, sendo assim, posso afirmar que a pesquisa está ótima.

Fonte da pesquisa: http://www.mapasconceituais.cap.ufrgs.br/

Texto de Reijane Oliveira.
Comentário: Lais peixoto.

5 comentários:

  1. Texto pesquisado por Haian Inês Marques
    Mapa conceitual
    fonte da pesquisa: http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/

    Vale apenas conferir, pois ela possibilitou com a pesquisa direcionar o ponto exato a ser explorado, inclusive apresentando definições, embasamento paradgmático, o criador dos mapas conceituais e por fim quais suas utilidades. Portanto só me resta parabenizá-la pelo trabalho.

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  2. Os mapas conceituais são uma grande arma, para a organização dos conceitos, onde eles são ordenados, nos possibilitando descobrir novas relações.Sendo diferentes dos diagramas ou esquemas , eles são grandes instrumentos que podem levar a profunda modificações na maneira de ensinar, de avaliar e de aprender, promovendo a aprendizagem significativa.

    Texto de Amanda.
    Comentário de Cláudia.

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  3. O trabalho da colega Laís sobre mapa conceitual está muito bem elaborado, contendo os aspectos mais importantes sobre o tema. Com sua leitura ficou claro o significado do tema em questão, assim como, percebemos a preocupação em dar um sentido acadêmico com citações de David Ausubel.

    Fonte da pesquisa: http://www.penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.htlm
    Texto de Laís,
    Comentado por Jorge Henri.

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  4. AS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS QUE IDENTIFICAMOS NA iNTERNET, WEBQUEST E BLOG.?

    As pespectivas educativas que identificamos na Internet, Webquest e blogs, perpassam por uma aprendizagem significativa que ajuda no desenvolvimento da inteligência coletiva, dada a sua característica, pois aproveita a imensa riqueza de informações que evolui diariamente dando forma a um raciocinio concreto cujo o traço se dá mediante interação na webquest. Essas são as ações que a constituem: Introdução
    Tarefa
    Processo
    Fontes de informação
    Avaliação
    Conclusão
    Créditos
    Conforme Dodge assim define-se webquest "como uma atividade investigativa, em que alguma ou toda informação com que os alunos interagem, provém da internet" que em sistema de informação global logicamente ligado por um endereço único global baseado na (IP)internet protocolo ou suas subsequentes extensões.
    Com base nas informações acima mencionadas, posterior pesquisa e como meio utilizado fora a própria internet, tal qual um processo methalinguistico. Vislumbramos uma constante retroalimentação ao passo que nos bloggers quando postarmos mensagens, enviamos textos, coletamos informações estamos sustentando as redes.
    Enfim concluimos que essa é uma fonte inesgotavél de possibilidades educativas cabendo a quem interessar possa, filtrar o que lhe é pertinente, inclusive podendo manifestar replíca àqueles postulados, tratados, comentários e opniões contrárias às suas.

    Roberval Barreto

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  5. Como podemos perceber, todas essas ferramentas são fundamentais na formação do discente.
    Hoje sobretudo é essencial o uso destas, pois amplia as formas de aprendizagem, assim como ajuda a interação com os companheiros de trabalho!

    Juliana

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